Se você é daqueles que odeia invasão de privacidade vai adorar a matéria de hoje. Em apenas dois dias, o inteligente Peter Sunde, co-fundador do The Pirate Bay, conseguiu viabilizar sua nova empreitada: o Heml.is, um aplicativo de mensagens à prova de espionagem.
O projeto, divulgado nesse mês, conseguiu ultrapassar os US$ 100 mil pedidos por crowdfunding em apenas dois dias.
“Heml.is” é “segredo” em sueco. O aplicativo para iOS e Android permite que os usuários troquem mensagens entre si sem nenhum tipo de interferência - seja de empresas terceiras, provedores de conexão e até mesmo governos. O segredo: os servidores são próprios e as mensagens só são armazenadas enquanto não são entregues aos destinatários. Uma vez no destino, elas são apagadas.
“Nós decidimos fazer uma plataforma de mensagens onde ninguém pode espionar você, nem mesmo nós”, explicou Peter Sunde no vídeo que apresenta o projeto. Ele fez referência ao Prism, o programa americano de espionagem que tem a colaboração de gigantes da internet como o Facebook e o Google, que podem acessar dados e conteúdos privados dos usuários.
“..Nós não queremos um mundo onde todos são monitorados o tempo todo. As pessoas têm o direito de terem suas vidas privadas e essa é a maneira de permitir isso”, diz o site que apresenta o aplicativo.
Segundo seus criadores, o aplicativo será totalmente seguro porque toda a infraestrutura será própria. “Distribuir em outros serviços tornaria impossível dar qualquer garantia sobre segurança”, escreveu a equipe, que também explicou que terá auditorias de terceiros regularmente.
O app será lançado assim que estiver pronto. O dinheiro foi arrecadado para financiar o desenvolvimento dele e pagar os cafés da equipe, como disseram os responsáveis pelo projeto. Depois de financiado, o aplicativo será gratuito. O plano é cobrar apenas por funcionalidades específicas, como o envio de mensagens com imagens.
O sucesso que o APP fará é inegável, mas você confiaria?! Pense nisso.