sexta-feira, 24 de maio de 2013

BOMBOU NA WEB: Inventor do gif revela a verdade


Sabe aquele tipo de revelação que vem para mudar a sua vida? Uma delas (sobre o querido universo da internet) veio à tona nesta terça-feira (21) e deu o que falar. Faz 26 anos (isso mesmo, 26 anos!) que pronunciamos errado o nome das fantásticas imagens animadas da web, os GIFs. Steve Wilhite criou o Graphics Interchange Format quando trabalhava para a Compuserve em junho de 1987. Na noite desta terça, ele foi homenageado no “Oscar da internet”, o Webby Awards, e fez a grande revelação (escrita em um GIF mesmo exibido no telão): “Se pronuncia JIF, não GIF”. Pããããã, é aí que você se choca. Assista ao grande momento abaixo:



Mas não bastou o pai e senhor dos GIFs dar a palavra. No Twitter, o termo “GIF” entrou nos trending topics mundial, com muita gente contrária: “Meu Deus. GIF se pronucia JIF . Passei a vida inteira falando errado e provavelmente continuarei assim”, escreveu ‏@SapVinicius.

Os GIFs representaram um grande marco na história da internet. Com o surgimento de tecnologias gráficas mais avançadas, porém, eles caíram em desuso. Nos últimos anos, a moda voltou, e a web lembrou como é divertido ver imagens animadas sem precisar dar um play no YouTube. Em português brasileiro, a forma correta de pronunciação é JIF mesmo, com som de J, assim como na palavra “girafa”. Para transformar em um som de G, é necessário colocar a letra U entre o G e o I, como em “Guilherme”. Mas em inglês, segundo o Dicionário Oxford, as duas pronúncias são aceitáveis. A deusa das pronúncias, dona da voz do Google Tradutor, lê “GIF” mesmo em inglês, e não “JIF”.

Difícil, né? E você, vai falar como?

FONTE: Época