Uma adolescente desenvolveu um super-capacitor que pode carregar a bateria do seu celular em apenas 20 segundos.
Os capacitores são dispositivos de armazenamento de energia que tem um ciclo de vida longo, com capacidade de armazenar grande quantidade de energia por unidade de volume. Estes dispositivos têm seu uso ainda limitado por armazenar menos energia do que as baterias comuns. Mas, a estudante Eesha Khare, 18 anos, de Saratoga, na Califórnia fez um grande avanço com esta tecnologia, criando um super-capacitor.
“O super-capacitor foi desenvolvido utilizando nanoestrutura, o que permite grande quantidade de energia armazenada por unidade de volume”, segundo a entrevista da estudante na Intel Internacional Science and Engineering Fair, em Phoenix. Maior feira de ciências do mundo, que reuniu 1.600 finalistas do ensino médio de todo o mundo, disputando os US$ 4 milhões em prêmios.
“Segundo Eesha o super-capacitor pode carregar celulares rapidamente com 10.000 ciclos, em comparação com as baterias atuais que utilizam 1.000 ciclos”.
A novidade carregaria totalmente seu celular entre 20 e 30 segundos desde que o pequeno dispositivo fosse encaixado dentro das baterias dos celulares.
A descoberta também poderá ser aplicada em notebooks, veículos elétricos, entre outros dispositivos.
FONTE: Alexandre Porfirio