quarta-feira, 29 de maio de 2013

PUBLICIDADE: SAIBA DICAS SOBRE A PROFISSÃO


Horários pouco ortodoxos para cumprir os prazos do cliente e ambientes de trabalho descontraídos são duas das principais características da publicidade, ramo responsável por desenhar as estratégias de comunicação de marcas, produtos e empresas com seus públicos. Nos últimos anos, porém, a carreira tem tido que se adaptar às novas gerações de consumidores, cada vez mais exigentes e determinadas a cumprir um papel ativo em suas decisões de compra.

Para isso, tanto o mercado quanto a academia têm se apressado em renovar suas linguagens e aprofundar os novos conhecimentos da publicidade relacionados às mídias digitais, segundo Eric Messa, professor do curso de publicidade e propaganda da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Nas agências de publicidade, equipes de atendimento, planejamento, criação e mídia atuam juntos em campanhas (Foto: Reprodução)
Nas agências de publicidade, equipes de atendimento, planejamento, criação e mídia atuam
 juntos em campanhas publicitárias (Foto: Reprodução)


"Quem está trabalhando com isso hoje é quem teve que aprender na marra, mas esse conhecimento aos poucos está se sedimentando e se tornando um conteúdo que você consegue transmitir para alguém. Essas pessoas já têm um repertório, e estão se tornando professoras", afirmou. O cenário atual da carreira, segundo ele, é parecido ao da década de 1960. Quando surgiu o curso superior de publicidade, as agências já existiam, e eram lideradas por profissionais formados em engenharia, administração e outras carreiras, que precisaram aprender "na prática".

As redes sociais como Twitter e Facebook, impulsionadas pela adesão de cada vez mais consumidores, não apenas criaram novos ramos de atuação para profissionais de publicidade, como também transformaram o modo como a área lida com os veículos tradicionais. Um comercial de televisão, segundo Messa, não é mais feito hoje da mesma forma que há 20 anos, por exemplo.

Ele destacou ainda a crescente demanda por profissionais de outras áreas, principalmente do jornalismo, para atuar no ramo de "branded content", como é conhecida a produção de conteúdo de entretenimento pelas marcas, e não apenas propaganda.

A área tem ganhado cada vez mais espaço por causa de necessidade de abordar consumidores que já não assistem aos comerciais de maneira passiva.

Um exemplo de "branded content" citado por Messa é o filme "Náufrago", protagonizado pelo ator Tom Hanks, em que uma empresa de correios e outra de materiais esportivos não apenas divulgaram suas marcas, mas se inseriram na história, atuando como personagens coadjuvantes.

FONTE: G1