domingo, 14 de abril de 2013

HISTÓRIA EM QUADRINHO: Amy Winehouse inaugura no "Clube dos 27".


Apesar de ser a mais recente integrante do Clube dos 27 --grupo de artistas que morreram os   27 anos e que tem representantes como Kurt Cobain, Brian Jones, Jim Morrison, Jimi Hendrix e Janis Joplin--, Amy Winehouse é quem inaugura uma série de quadrinhos dedicada a eles. Criada pela Drugstore, selo da editora francesa Casterman, a franquia de HQs é lançada nesta semana no Brasil com o livro sobre a cantora britânica morta em julho de 2011.

A edição dedicada a Amy, que é lançada nacionalmente pela Conrad, tem roteiro dos jornalistas franceses especializados em música Christophe Goffette e Patrick Eudeline, com desenhos do espanhol Javi Fernandez. O próximo livro a ser lançado é dedicado a Kurt Cobain, que liderou o Nirvana até seu suicídio, em 1994. A previsão é que o volume seja lançado em setembro na França e em 2014 no Brasil. Os autores e ilustradores deste volume ainda não foram definidos.



Os livros da série contam ainda com uma presença "demoníaca". Apesar de não contar com um volume apenas para si, o bluesman Robert Johnson, conhecido pela lenda que fala de um pacto que fez com o diabo para tornar-se famoso e também morto aos 27 anos, terá referências às suas músicas nas histórias. O livro de Amy Winehouse, por exemplo, é aberto com letras de "Cross Road Blues".


Entre os relatos mais importantes em sua história, estão as diversas brigas com os pais na adolescência e sua conturbada e ao mesmo tempo próxima relação com a família.


Na música, momentos como quando ela descobriu que o Franz Ferdinand levou o Mercury Prize, importante premiação britânica à qual ela achava que seu primeiro álbum "Frank" tinha direito, em 2004, e o encontro com o produtor Mark Ronson para a gravação de "Back To Black", em 2006, são os mais fielmente reproduzidos. 

No Clube dos 27, assim como na vida dos artistas, os fatos negativos podem ofuscar o trabalho da carreira. 


"Clube dos 27" 
Por Christophe Goffette, Patrick Eudeline e Jave Fernandez
Tradução: Diego de Kerchove
Editora Conrad
48 páginas
R$ 39,90